Odontologia - 2021

Display:

Autoria de: Adriany Thayná de Jesus Lima Margalho e Valéria Mello Lopes

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Cirurgião-Dentista.

Orientadora: Prof.ª Me.  Jessica Teixeira Gomes

RESUMO

Os angiolipomas são neoplasias que apresentam uma proliferação de células adipócitas maduras entremeadas por numerosos vasos sanguíneos. As lesões intraorais podem ocasionar alterações funcionais e estéticas, dependendo da área de desenvolvimento e da progressão da lesão. O objetivo deste trabalho é relatar um caso raro de angiolipoma em cavidade oral, assim como realizar uma revisão bibliométrica mapeando artigos originais sobre angiolipoma, diagnóstico, incidência, tratamento e prognóstico das bases de dados PubMed e Web of Science entre os anos de 2017 à 2021. A lesão apresentava-se como uma tumefação em região anterior de maxila (infranasal), indolor, amolecida à palpação e coloração avermelhada extraoral. Perante análise clínica e com o auxílio de exames de imagem, optou-se pelo tratamento de excisão cirúrgica e aplicação de adrenalina tópica semestral. Foi possível aferir nesse estudo que o angiolipoma não infiltrativo é um tumor incomum na região anterior de maxila, com maior incidência na região de mucosa jugal. Esse diagnóstico é dependente das características clínicas e com necessidade de descrição histopatológica. É uma patologia com escasso conteúdo na literatura, com necessidade de aprofundamento sobre esta rara variante de angiolipoma. 

Autoria de: Amanda Caroline de Souza Rocha Camila Maria Melo da Silva

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Cirurgião-Dentista.

Orientadora: Prof.ª Me.  Thais de Mendonça Petta

RESUMO

A busca pelo desenvolvimento de materiais restauradores com características biocompatíveis e com bom desempenho estético e biomecânico foi fundamental para o avanço da odontologia restauradora. Entre os materiais que mais possuem destaque estão os sistemas adesivos e as resinas compostas, por possuírem tais propriedades desejáveis para confecção de restaurações satisfatórias. Embora estes materiais tenham excelentes propriedades, complicações decorrentes da técnica restauradora podem acontecer, como a sensibilidade pós-operatória gerando o insucesso da restauração. Objetivo: O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica sobre os principais fatores que estão relacionados ao aparecimento de um quadro de sensibilidade pós-operatória. Material e métodos: A seleção de artigos foi realizada por meio de uma busca eletrônica nas bases de dados SciELO e PubMed/MEDLINE. Discussão: Entre as causas mais frequentes relatadas pela literatura estão: a profundidade da cavidade e a quantidade de remanescente dentinário, técnica adesiva utilizada, a técnica e material restaurador utilizado, além de fatores como a contração de polimerização sofrida pelas resinas e os tipos de protocolos de polimerização. Conclusão: Diante disso, é importante que o Cirurgião-Dentista tenha cautela durante a técnica restauradora, preconizando técnicas de mínima intervenção, escolha de protocolos adesivos com menor agressão aos tecidos vivos, seleção de protocolos restauradores que minimizem a contração e estresse de polimerização e atenção à adequada polimerização dos compósitos.

Autoria de: Lais Gaia Pantoja, Luana Marques Avelar Farias e Luiz Paulo Nogueira Mesquita

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Cirurgião-Dentista.

Orientadora: Prof.ª Me.  Luciana Dias Alvares

RESUMO

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo, abrangendo mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas. Dentre os cuidados paliativos, o tratamento e o manejo das complicações bucais estão entre os mais importantes e necessários para o paciente. A finalidade do presente estudo é avaliar o nível de conhecimento básico dos cirurgiões dentistas de Belém do Pará e região metropolitana sobre os cuidados paliativos. Trata-se de em estudo transversal, observacional e descritivo que contou com a participação de cirurgiões dentistas, generalistas e especialistas. A coleta de dados ocorreu no intervalo de 27 de agosto a 27 de setembro de 2021 via mídia digital, através do questionário disponibilizado na plataforma Google Forms®. O estudo resultou em uma amostra de 100 participantes. Os dados foram organizados em uma planilha no Microsoft Excel®, onde as respostas foram catalogadas, em seguida analisada no aplicativo Jamovi®. Nesta pesquisa a taxa de adesão foi de aproximadamente 66,7%. Foram obtidas 100% de respostas dos participantes que sabiam o que eram cuidados paliativos. Sobre a atuação do cirurgião-dentista nesses cuidados, 78% responderam de forma positiva, 12% negativa e 7% tem dúvidas. Sobre os procedimentos odontológicos que podem ser realizados entre os cuidados paliativos, 65% sabem quais são, 19% não sabem e 16% talvez soubessem. E, Sobre a importância da saúde oral nos cuidados paliativos, 93% reconhece a relevância da saúde bucal, enquanto 7% não reconhecem. Sobre como o cirurgião dentista poderia contribuir para a promoção de qualidade de vida em pacientes críticos, 81% responderam saber como, 12% não sabem e 7% talvez soubessem. Conclui-se que apesar do bom desempenho em relação ao tema proposto, há uma dificuldade dos profissionais em relação a sua atuação. Apesar do conhecimento sobre o assunto, muitos não sabem como agir diante de uma situação que necessite de cuidados paliativos.

Autoria de: Igor Amador Barbosa e João Marcelo Lobato

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Cirurgião-Dentista.

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Lobato

RESUMO

Introdução: Na sociedade atual muitas vezes o estereótipo da aparência ideal é desejado, e nesse contexto o sorriso possui um papel importante para o individuo. Entretanto, antes de chegar numa condição ideal o paciente precisa passar por algumas especialidades para alcançar um sorriso harmônico, a citar a ortodontia que corrige a função, a periodontia harmoniza o zênite gengival e a dentística dar uma nova forma aos dentes. Objetivo: o presente trabalho tem por objetivo relatar um caso clínico multidisciplinar que envolve a ortodontia, a periodontia e a dentística, além de ressaltar a importância de um tratamento multidisciplinar para a obtenção de um excelente resultado estético. Relato de Caso: Paciente JMHL, sexo masculino, 22 anos, compareceu à clínica odontológica da FIBRA na região metropolitana de Belém insatisfeito com seu sorriso. Após tratamento ortodôntico, o mesmo queixava-se quanto ao formato e cor dos dentes, ao contorno gengival e ao excesso de gengiva ao sorrir. Conclusão: O planejamento integrado em reabilitação funcional e estética do sorriso foi fundamental para a execução de um tratamento dentro de uma sequência técnica lógica, o que respeitou as características individuais do paciente. Portanto, a inter-relação produziu um resultado satisfatório nesse caso clínico, pois sem a atuação conjunta das especialidades seria impossível alcançar um resultado harmônico, condizente com as expectativas do paciente.

Autoria de: Ana Carla Barboza Leão, Brenda Letícya Chaves Teixeira e Joelson Nascimento de Carvalho

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Cirurgião-Dentista.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Claudia Carreira

RESUMO

Introdução: A erradicação de microrganismos dos canais radiculares é um dos principais objetivos da terapia endodôntica. A terapia fotodinâmica (TFD) é uma alternativa coadjuvante ao preparo químico-mecânico (PQM) muito promissora na desinfecção do sistema de canais radiculares. Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar bibliograficamente os parâmetros e resultados da ação antimicrobiana da TFD utilizada na desinfecção de canais radiculares registrada na literatura do ano de 2016 a 2021e eleger o melhor protocolo clínico de aplicação da técnica. Material e métodos: Uma revisão de literatura integrativa foi feita a partir da seguinte questão: “A terapia fotodinâmica como coadjuvante ao tratamento endodôntico aumenta o índice de descontaminação dos canais radiculares?”. A busca bibliográfica foi feita nas bases de dados Pubmed, Scielo, Medline, BVS e Science Direct no período de 2016 a 2021, utilizando os descritores: Ação antimicrobiana, Fotoquimioterapia, Lasers e Tratamento do canal radicular. Como critérios de inclusão foram adotados artigos de terapia fotodinâmica com enfoque na ação antimicrobiana. Foram incluídos estudos in-vivo, in-vitro, ex-vivo, revisões de literatura e relatos de casos escritos em inglês e português. Aqueles que se enquadraram no enfoque do trabalho e os mais relevantes foram incluídos Resultados: A amostra final correspondeu a um total de 30 artigos, sendo estes: 3 estudos ex-vivo, 12 estudos in-vitro, 5 estudos in-vivo, 9 revisões de literatura e 1 relato de caso, revisados sob a forma de tópicos relevantes. Conclusão: A diversidade dos protocolos investigados e adotados leva a dificuldades de padronização de um protocolo de aplicação da TFD, necessitando de mais estudos acerca de seu uso. Baseado na literatura encontrada, entretanto, propõe-se o protocolo: utilizar o laser de diodo com comprimento de onda entre 600-660 nm por 90 a 180 segundos com intensidade de 100 mW, após o preparo químico mecânico, associado ao fotossensibilizador (Azul de Metileno a 0,01%) com tempo de pré-irradiação de 5 minutos. Junto a isso, pode-se recorrer ao uso de hidróxido de cálcio como medicação intracanal para aprimorar os resultados da terapia endodôntica. Desse modo, conclui-se que apesar da diversidade de protocolos, a TFD é eficaz na redução do nível microbiano em canais radiculares quando utilizada de maneira associada aos procedimentos convencionais do tratamento endodôntico.

Autoria de: Eduardo Gaia Araujo, Maria Eduarda Batista de Carvalho e Melissa Benetti Barcelos

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Cirurgião-Dentista.

Orientador: Prof. Dr. Prof. Rogério Kato

RESUMO

Para se obter sucesso na instalação dos implantes dentários, deve-se apresentar uma quantidade de osso cortical adequada, para que ocorra a estabilidade primária que é imprescindível para a osseointegração dos implantes. Quando o volume ósseo é insuficiente, o sucesso do tratamento pode ser comprometido. Para tentar sanar esse problema pode-se lançar mão de vários tipos e técnicas de enxerto ósseo, dentre elas vale destacar a técnica de Khoury. Esse consiste na remoção de um bloco de osso cortical autógeno juntamente com osso particulado da linha oblíqua da mandíbula do paciente. Promovendo regeneração dos defeitos ósseos, a fim de obter volume horizontal e vertical para o local receptor. O presente relato tem como objetivo descrever um caso clínico de obtenção de volume ósseo para reabilitação com implante por meio da técnica de Khoury.

Autoria de: Bruna Chucre Tavares da Silva e Caroline Joquebede Lopes Rodrigues

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Cirurgião-Dentista.

Orientador: Prof. Me. Railson de Oliveira Ferreira

RESUMO

A periodontite é uma doença multifatorial desencadeada por biofilmes disbióticos, envolvendo a resposta imunológica do hospedeiro, fatores sistêmicos e comportamentais, incluindo condições psicossociais. O transtorno de ansiedade tem sido associado a processos inflamatórios sistêmicos que, por sua vez, podem contribuir para a progressão e / ou agravamento da inflamação na periodontite. O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos da ansiedade sob o tratamento periodontal e as alterações que ela causa em diversos sistemas tais como: e a influência do estresse psicológico na periodontite. foi realizada uma busca sistemática em base de dados eletrônicas PubMed, Scopus, Web of Science, Cochrane Library, Lilacs. Open grey e Google scholar foram as fontes de literatura cinzenta, Cinco estudos foram incluídos na análise qualitativa, sendo um ensaio clínico randomizado, um caso-controle e 3 coorte. A lista de verificação do protocolo RoB 2.0 foi usada nesta revisão sistemática para avaliar a qualidade e o risco de viés dos estudos clínicos randomizados e o protocolo Newcastle-Ottawa foi utilizado para os estudos caso-controle e coorte. Todos os estudos apresentaram baixo risco de viés. Destes, 3 apresentaram associação dos níveis de ansiedade com piora do quadro de periodontite no pós-tratamento. Entretanto, dificuldades metodológicas como presença de fatores de confusão (fumo), dificultaram o pareamento dos grupos e resultaram em evidência muito baixa na avaliação do nível de evidência pela diretriz GRADE. Assim, a associação entre ansiedade e piora no tratamento periodontal pode estar presente, entretanto os reais efeitos ainda estão incertos. Novos estudos são necessários para precisar o efeito entre ambas condições.

Autoria de: Matheus dos Santos Gomes, Ana Carolina Alcântara Vasconcelos e Victor Lucas Almeida Brito Oliveira

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Cirurgião-Dentista.

Orientadora: Prof.ª Me. Luciana Dias Alvares.

RESUMO

Algumas pesquisas apontam a maior prevalência de lesões oriundas de agressões em mulheres em região de cabeça e pescoço. Além disso, o cirurgião-dentista é o profissional com considerável domínio da fisiopatologia de manifestações em região orofacial. O conhecimento de perfis lesionais, assim como outras características, que levem à suspeita ou confirmação de agressão contra a mulher, viabilizam a notificação por profissionais, que tem a obrigação de notificar às autoridades competentes. O objetivo desse estudo foi realizar levantamento epidemiológico transversal de lesões em ocorrências de violência doméstica do tipo física contra a mulher, referidas em boletins de ocorrência ou laudos periciais registrados na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), localizada em Belém, Pará, Brasil, durante um período do isolamento social da pandemia de COVID-19. Para tanto, foram analisadas frequências de lesões em membros do corpo e especificamente em região craniofacial; tipos de ferimentos e tipos de instrumentos em cabeça e pescoço; agressores e motivos atribuídos à agressão. Os arquivos dos quais se extraíram esses dados foram boletins de ocorrências e laudos periciais registrados na DEAM, nos meses de maio, junho e julho de 2020. Desse modo, foi referida maior prevalência de lesões em região de cabeça e pescoço, assim como de instrumentos contundentes e ferimentos contusos. Além disso, aferiram-se resultados, como: maior prevalência de região orbitária e periorbitária das manifestações em cabeça; companheiros e ex-companheiros como os agressores mais frequentes e ciúmes o motivo mais prevalente. Conclui-se que a alta prevalência de lesões em região de cabeça e pescoço informada nesse estudo corrobora a essencial participação de cirurgiões-dentistas na geração de dados para o combate da violência doméstica contra a mulher. Além disso, o conhecimento do profissional sobre perfis lesionais relacionados a violência de gênero, como localização de lesões e tipos de ferimentos mais frequentes, podem balizar a determinação de casos suspeitos, já que se observaram padrões dessas variáveis no presente estudo.

Autoria de: Beatriz Jatene Wanderley Oliveira, Maria Luiza Assis Contarini e Maria Luiza Pinto Cavalcante

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Cirurgião-Dentista.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Gyselle Ribeiro de C. Oliveira.

RESUMO

A cárie dentária é uma doença multifatorial açúcar-dependente, que possui variáveis como a presença de biofilme, hospedeiro, tempo e fatores socioeconômicos. Devido esses fatores, este trabalho possui o objetivo de analisar a relação entre a introdução precoce de açúcar e incidência de cárie dentária em 41 crianças atendidas no Centro Universitário FIBRA, em Belém (PA). O estudo caracterizou-se por um questionário sobre dieta aplicados aos responsáveis e avaliação clínica dos pacientes. Os resultados demonstraram que as crianças que tiveram introdução precoce de açúcar (antes de 2 anos) apresentaram maior incidência de lesões cariosas (65%). Com isso, ressaltamos a importância do controle da ingestão da sacarose em crianças, e reforçar dieta zero açúcar antes de 2 anos.

 

Autoria de: Andriellen Menezes Corrêa e Caio Vinícius Ribeiro Brito

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Cirurgião-Dentista.

Orientador: Prof. Fábio Luiz Neves Gonçalves.

RESUMO

A pandemia da COVID-19 condicionou medidas de biossegurança mais rígidas nos atendimentos odontológicos por todo o mundo. Diante disso, o objetivo deste estudo foi demonstrar os procedimentos de biossegurança na prática odontológica, durante a pandemia da COVID-19, com base na literatura pertinente. Para tanto, a presente pesquisa foi do tipo exploratória, desenvolvida a partir de uma revisão de literatura, utilizando palavras-chave correlatas ao assunto em bancos virtuais de dados, durante o período de 2020 a 2021, além de sites oficiais ligados aos órgãos de saúde nacional e internacional e outros documentos. Posteriormente, a partir das informações analisadas, gerou-se um quadro com os procedimentos de biossegurança. Os resultados apontaram que medidas de biossegurança precisam ser consideradas em três etapas: pré, durante e pós-atendimento odontológico. O maior número de normas de biossegurança está presente durante o atendimento, mas todas são importantes, independentemente da fase. Observou-se a importância da biossegurança para salvaguardar a saúde e a vida de profissionais em odontologia e pacientes, cujos procedimentos biosseguros precisam ser adotados por ambos (profissionais e pacientes) e iniciam no momento de agendamento da consulta ou tratamento até o descarte e armazenamento devido de resíduos. Sugerem-se estudos para verificar se as práticas de biosseguranças estão sendo aplicadas como deveriam e se estas estão sendo eficazes, assim como as principais dificuldades dos profissionais em Odontologia para a efetivação dos procedimentos biosseguros.

Autoria de: Fabricio Santos de Souza, Lucas Pantoja Barra e Matheus Elias dos Reis

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Cirurgião-Dentista.

Orientadora: Prof.ª Me. Ana Raquel Lopes dos Santos Miranda.

RESUMO

O tratamento endodôntico envolve a remoção da polpa dentária e a subsequente modelagem, limpeza e obturação dos canais radiculares de um dente. A terapia fotodinâmica antimicrobiana (TFDA) consiste na inativação induzida pela luz de células, microrganismos ou moléculas. Essa terapia é baseada no uso de um agente fotossensibilizador atóxico que quando ativado por luz, no comprimento de onda adequado, gerando produtos citotóxicos como oxigênio singleto e radicais livres capazes de danificar componentes celulares de microrganismos resultando em morte celular. Os benefícios da TFDA incluem ação imediata, acesso a áreas anatômicas complexas do sistema de canais como bifurcações, eliminando microrganismos resistentes ao preparo químico mecânico, reparo tecidual, baixo e ausência de ação sistêmica. O caso clínico relatado se trata de um paciente, R. M. B. S, 52 anos, sexo masculino e portador de diabetes tipo 2 com necessidade de tratamento endodôntico do elemento 12 com diagnóstico de abscessos periapical crônico assintomático e com ausência de fístula. No caso clínico em questão a TFDA foi utilizada como o objetivo de auxiliar na redução microbiana bem como promover melhor reparo na região perirradicular e evitar interações medicamentosas. terapia fotodinâmica não deve substituir nenhuma etapa do tratamento endodôntico, e sim ser utilizada de forma suplementar ao preparo químico mecânico potencializando a redução bacteriana, tendo em o seu emprego ser seguro, fácil e de boa aceitação pelo paciente.

Autoria de: Debora Hannah Santos de Araujo, Jeovanna Brito de Moraes e Rayssa Aparecida Mendes de Morais

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Cirurgião-Dentista.

Orientadora: Prof.ª Me. Jessica Teixeira Gomes.

RESUMO

Os exames de imagem são métodos auxiliares no diagnóstico de patologias nos seios da face. As tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC) são alternativas viáveis por permitir a visualização de modificações morfológicas e anatômicas. O objetivo deste estudo foi avaliar prevalência de alterações em seios da face com o auxílio de exames de TCFC crânio total. Foram utilizadas 100 TCFC, avaliadas quanto à presença de espessamento mucoperiosteal, sinusopatias, rinossinusites, pólipos, lesões ósseas e neoplasias dos seios maxilares, seio esfenoidal e seio frontal. Foram analisadas as comorbidades mais frequentes, assim como os seios da face mais acometidos. Os dados foram coletados e avaliados quanto ao seu padrão de normalidade amostral. O teste estatístico utilizado foi o ANOVA de Kruskal Wallis com pós teste de Dunn, seguido de análise descritiva dos dados, com o auxílio do programa bioestat 5.0. As patologias mais frequentes foram o espessamento mucoperiosteal (41,0%), sinusopatia (31,0%), sinusopatia odontogênica (23,0%) e formação de pólipo (5,0%). Os seios que mais apresentaram alterações foram os maxilares esquerdo, direito, esfenoidal e o frontal respectivamente. Além disso foi possível observar que ao avaliarmos as diferenças entre os seios maxilares e frontal apresentaram significância entre si (p<0,05), entretanto, não houve diferença significativa entre o seio maxilar direito, esquerdo e o esfenoidal. Este estudo concluiu que o espessamento mucoperiosteal e as sinusopatias são os achados patológicos de maior prevalência, sendo que a utilização de tomografia computadorizada de feixe cônico é uma alternativa no auxílio do diagnóstico, e os seios esfenoidais apresentaram maior frequência de acometimento.

Autoria de: Ilander Ferreira de Carvalho e Maria Izabel Sarmento Veríssimo

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Cirurgião-Dentista.

Orientador: Prof. Dr. Lucas Alves Moura

RESUMO

Recessão gengival é o deslocamento apical da margem gengival com exposição da porção ra-dicular dos dentes acometidos, seus fatores etiológicos podem ser divididos em fatores predis-ponentes e fatores desencadeantes. Diversas técnicas para seu tratamento já são preconizadas na literatura, dentre elas o retalho posicionado lateralmente, retalho deslocado coronalmente e enxerto de tecido conjuntivo subeptelial (ETCSE) combinado com retalho descolado coronal-mente que é considerado padrão ouro entre as técnicas de tratamento para as recessões gengi-vais. As alternativas para o tratamento de recessão com ETCSE, possibilitam resultados seme-lhantes e com elevadas taxas de sucesso clínico. O propósito deste trabalho é apresentar dife-rentes tipos de biomateriais utilizados na prática clínica como meios substitutos ao ETCSE para recobrimento radicular, evidenciando suas indicações, principais características, vantagens, li-mitações e contraindicações. Com esta revisão pode-se observar que o ETCSE é a melhor al-ternativa em enxertos de tecido mole, mas a sua utilização demanda um segundo sítio cirúrgico, uma maior curva de aprendizagem e maior morbidade pós-cirúrgica ao paciente. Os enxertos xenógenos são uma boa alternativa, pois propiciam um menor tempo clínico, redução de mor-bidade e consequentemente um pós-operatório menos traumático.

Autoria de: Ana Stefane Bezerra de Souza e Juliane Rodrigues dos Santos

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Cirurgião-Dentista.

Orientador: Prof. Dr. Fábio Luiz Neves Gonçalves.

RESUMO

Os tumores benignos da cavidade bucal manifestam-se como massas não ulceradas, que tem predileção pela mandíbula e maxila. Durante a gestação, o crescimento e desenvolvimento dessas lesões podem ser influenciados, visto que ocorrem mudanças fisiológicas, anatômicas e hormonais que alteram o seu perfil biológico e a sua patogênese, durante o período gestacional. Apresentar a importância do diagnóstico, do acompanhamento e manejo de pacientes grávidas acometidas por tumores benignos de cabeça e pescoço, a partir de dois casos clínicos. Algumas modalidades de tratamento são relatadas na literatura, entretanto, ainda é um tema pouco discutido. Tem-se como melhor momento de intervenção o segundo trimestre de gestação, visto que a organogênese do bebê está completa. Nesse sentido, é importante avaliar as possibilidades terapêuticas, a fim de determinar uma melhor opção para a gestante e o feto, levando em consideração os princípios éticos e o manejo clínico desses pacientes, de forma individualizada.

Autoria de: Ibison de Sousa Oliveira e Wanderson Queiroz da Costa

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Fibra, como requisito parcial para obtenção do título de Cirurgião-Dentista.

Orientador: Prof. Dr. Fábio Luiz Neves Gonçalves.

RESUMO

Objetivo: Este trabalho teve como propósito verificar o padrão de prescrição de antibiótico pré e pós-operatório dos cirurgiões-dentista da cidade de Belém-PA e comparar com a literatura atual.
Metodologia: Foi aplicado um questionario em indivíduos formados em odontologia que realizam cirurgias de terceiros molares em sua rotina clínica, participaram da pesquisa 178 cirurgiões- dentistas de Belém-PA, os dados foram analisados e comparados com a literatura bibliográfica atual disponíveis na base de dados.
Resultados: Os resultados demostram que a maioria dos cirurgiões-dentista prescrevem antibiótico pré (71,91%) e/ou pós-operatório (88,2%) nas exodontias de terceiros molares, sendo a amoxicilina o antibiótico de escolha, independente de sua especialidade clínica.
Conclusão: Os individuos que participaram da pesquisa usam a terapia antibiótica de forma indevida, comprovando uma deficiência no conhecimento á indicação no uso dessas medicações.